Visto por muitas pessoas como uma ação completamente involuntária, a respiração pode e deve ser condicionada de maneira correta pois, a respiração inadequada pode acarretar em estresse, falta de energia, toxinas no organismo, sono de má qualidade e falta de concentração.
Respirar corretamente não é nada difícil e pode trazer benefícios como, por exemplo: Redução da pressão arterial, diminuição da ansiedade, alívio do estresse, sensação de bem estar, melhora da insônia, melhora do funcionamento dos intestinos e da digestão, aumento da capacidade pulmonar e eliminação de radicais livres.
A prática de pranayamas (exercícios respiratórios do Yoga) e os exercícios respiratórios do pilates promovem uma verdadeira massagem dos órgãos internos, reenergizando-os, mantendo órgãos, vísceras e músculos ativos e fortes.
Para terceira idade a respiração é ainda mais fundamental em função do enfraquecimento muscular natural, que pode até trazer dificuldades de engolir a comida, em casos mais severos. Além disso, acontecem alterações anatômicas na caixa toráxica do idoso, tornando-a mais fixa e com menor capacidade de expansão e diminuição de volume.
“ A Capacidade de domar o prãna depende dos nervos. Uma respiração tranquila, suave e profunda sem nenhum movimento brusco do corpo alivia os nervos e acalma a mente.” Iyengar.
As más condições respiratórias podem ser ainda mais agravadas no caso de idosos, nesse período de isolamento social, pois o confinamento pode trazer estados ansiosos, depressivos, quadros de baixaestima e negligência com a própria saúde.
Carolina Moya desenvolve um trabalho de referência voltado para o público a partir dos 55 anos. Desde 2016 atua no Espaço de Convivência do Idoso, dentro do Parque da Água Branca, trabalhando práticas corporais como pilates e alongamento, com uma média de 40 alunos, por quadrimestre. Suas aulas abordam diversos aspectos físicos e um deles, fundamental, é a respiração. A proposta desse curso constitui-se em práticas respiratórias variadas, que vão de exercícios simples de inspiração e expiração, pranayamas (técnica do yoga) e exercícios respiratórios do pilates, para que os alunos possam utilizar o conteúdo das aulas como recurso de bem estar, saúde e qualidade de vida.
Artista, arte educadora e pesquisadora de práticas corporais, graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC SP. Formada em pilates desde 2017 pela Metacorpus e praticante de yoga desde 2015, participou do curso de Gerontologia Social realizado pelo Sedes Sapientae, para os professores do Espaço de Convivência do Idoso. No Espaço de Convivência foi professora dos cursos de alongamento e danças populares brasileiras, de 2016 à 2020. Trabalha com idosos, regularmente, há pelo menos cinco anos, orientando suas aulas sempre com uma prática bastante cuidadosa e criteriosa, baseada nos princípios da educação somática, os quais teve contato em sua formação acadêmica.